quarta-feira, 27 de abril de 2011

Prefácio à teoria da grande explosão (Big Bang) - Contexto Histórico

       O homem sempre se perguntou sobre sua origem, desde a antiguidade ele vem observando o céu e tentando descobrir como tudo surgiu. Mas, para descobrir como tudo havia surgido, era preciso descobrir como tudo funcionava, descobrir como o lugar onde eles viviam funcionavam. Muitas teorias começaram a aparecer tentando explicar a movimentação do Sol, da lua, dos planetas. Por volta de 1500, os homens, apoiados pela igreja, acreditavam que a terra era o centro do universo, e que tudo girava ao seu redor (Geocentrismo).

                                       Modelo Geocêntrico


       Porém vários estudiosos começaram a estudar o céu com base em métodos empíricos, ou seja, por meio da observação dos movimentos dos corpos celestes, tentando de alguma outra forma, desvendar os mistérios. Nicolau Copérnico foi o primeiro a tentar mudar a concepção de que a Terra era o centro do universo, elaborando a teoria do Heliocentrismo, aonde o planeta Terra orbitava em torno do Sol. 

                   Modelo heliocêntrico proposto por Nicolau Copérnico.

       Johannes Kepler foi um defensor da teoria heliocentrista e, através da matemática, provou que os planetas giravam ao redor do Sol em uma forma elíptica, e que ao passar perto dele sua velocidade aumentava, porém não soube responder como.


Johannes Kepler e uma demonstração da descoberta da órbita elíptica dos astros entorno do Sol

       Galileu Galilei foi quem de fato comprovou a teoria heliocentrista de Copérnico e Kepler com a melhora do telescópio refrator. Através do telescópio, Galileu pode observar vários objetos como planetas, luas, manchas solares no espaço como ninguém havia visto e criar a concepção de que a Terra seria apenas mais um planeta girando ao redor do Sol. A igreja se sentiu ameaçada com as descobertas de Galileu, ele foi condenado por ter reinterpretado a bíblia sem a permissão da igreja, sendo forçado a parar seus experimentos e suas descobertas sobre o espaço. Mesmo sem continuar realizando suas descobertas, Galileu Galilei deixou um grande legado às gerações futuras, possibilitando a elas seguirem o rumo do descobrimento do Big Bang.

                                              Telescópio refrator melhorado por Galileu Galilei
       Foi preciso outro gênio para estabelecer uma ligação entre a pista deixada por Galileu com a influência do Sol na movimentação dos planetas. Este gênio foi Isaac Newton, que explicou o mecanismo onde os planetas se movem no espaço, além de todas as coisas. Newton usou a matemática para descrever o universo, uniu as ideias de Kepler e Galileu para descobrir a causa da queda dos objetos na Terra e esse fenômeno era o mesmo que faz os planetas girarem entorno do sol. Essa “coisa” foi chamada de força da gravidade, é ela que dá ordem ao universo junto com as outras três grandes forças da física, aonde objetos com massa exercem poder de atração uns sobre os outros. É ela que impede que os planetas saião do seu movimento entorno do Sol.


       Quase 200 anos depois, Albert Einstein criou uma nova lei da física praticamente redefinindo o universo, suas ideias revolucionaram o espaço e o tempo. Se Einstein não tivesse existido, não entenderíamos o real funcionamento do universo. Einstein acreditava que o universo era eterno, um universo com começo e fim não era estético nem bonito, era mais fácil pensar no universo como algo que sempre existira do que algo que havia sido criado. Em 1905, Einstein publicou a teorias da relatividade especial que explorava a relação entre espaço e tempo. Em 1915, Einstein alterou a teoria da relatividade especial para a geral, para incluir o efeito da gravidade descoberto por Newton no tecido espaço-tempo. Essa teoria mostrava que o universo estava expandindo, mesmo ele negando a dinâmica do universo. Essa mesma teoria poderia ser usada para mostrar o momento da criação do universo, pois se o universo está se expandindo, isso quer dizer que em algum momento ele já foi pequeno. Isso levou as pessoas a acreditarem que o universo teve uma origem.

Teoria já aderida com conceitos criados por Newton, como a gravidade. Essa teoria pode ser comparada atualmente com a teoria das cordas. 
Referências Bibliográficas
25/04/2011 15h26
25/04/2011 12h20 Adaptado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário